quarta-feira, 7 de dezembro de 2011

"O futuro pertence àqueles que acreditam na beleza de seus sonhos." Elleanor Roosevelt


A vida do concurseiro é destemida, digo isso no sentido mais amplo dessa palavra, veja o porquê... Em geral não estamos nem aí para o que os outros pensam ao nosso respeito, muitos nos chamam de antissociais, paranóicos e até surtados (eu prefiro, obcecado, rs), mas tudo bem, já li vários artigos no Blog do Concurseiro Solitário, diria mais, todos desde que o  conheci e vejo artigos de concurseiros experientes com bagagem que dizem: “Sejam obcecados mesmo(!!)”. Eu já li em algum lugar e desculpe-me não lembrar o autor da frase, que: “A diferença entre uma coisa e a mesma coisa é a maneira como cada um de nós olha para ela”, traduz direitinho o que significa o concurso público na vida de um concurseiro obcecado... Nem sempre olharão com “bons olhos” o modo como encaramos os concursos públicos, mas o que devemos fazer sobre? Estudar e fazer ouvidos “moucos” para esses tipos de comentários.
A minha vida de concurseira é recente, caí de paraquedas nesse mundo que admiro e respeito imensamente, algumas pessoas que me leem, sabem que sou servidora municipal desde 2006, por incentivo do, na época, ainda namorado. Estudei, fiz e passei (foi o meu 1º, sorte de principiante, como dizem alguns, rs), hoje em dia me dedico integralmente aos concursos públicos (mesmo no trabalho, quando tenho uma folguinha, claro... Tem sido raro esses momentos). Costumo colocar a nossa vida (vida de concurseiros) como algo sublime, que de fato o é... Não é fácil vencer o sono (tenho tomado energéticos), ficar sentada por horas a fio... E perceba que não tenho nenhum tipo de disfunção que cause maiores incômodos e os concurseiros que têm?! Pois é, ainda assim permanecem firmes e fortes, tentando a tão sonhada nomeação.
Tenho estudado desde abril de 2010 para o concurso que quero, ainda estava na faculdade (curso Fisioterapia e tranquei a matrícula no último semestre para me dedicar a duas ótimas oportunidades), é um tempo relativamente curto, porém o ritmo tem se mantido o mesmo e isso é muito bom, como falei anteriormente, nem sempre é possível manter os horários e as matérias em dia, mas o TENTAR e PLANEJAR são muito importantes, já é um grande passo. Fico sempre atenta aos conselhos dos meus amigos concurseiros que me dão aquela força... Dizendo assim, até parece que não tem muito do que reclamar, né? Mas não há mesmo (!!!) O que há são pessoas que irão tentar te desmotivar, dizer coisas para que você desanime... Já ouvir “pérolas” desse tipo:
1ª: “Se eu estudasse o quanto você estuda, eu seria astronauta!” Traduzindo: Olha, eu não estudo, mas se estudasse já teria sido aprovado a muito tempo. (Então estude né? Rs);
2ª: “Gente que estuda demais fica louca ou abestalhada!” Traduzindo: Você precisa soltar esse livro, conversar, sair, fazer outras coisas... (mesmo que você já faça);
3ª: “Não sei como você aguenta!Eu não tenho paciência” Traduzindo: Ou você passa ou vai precisar de terapia, porque o tanto que estuda...”;
4ª: “Não tem como você não passar” Traduzindo: Você está sendo cobrado mesmo, descaradamente, rs!;
Vou parar por aqui, acho que deu para sentir, né? Se você não pensar “com a sua cabeça” irá começar se cobrar tanto que pode prejudicar a sua preparação e poderá surtar mesmo. Essas são algumas das ‘maravilhas’ que estamos propícios a ouvir ou ouvimos quase que diariamente. Agora, claro, não posso deixar de citar aquelas pessoas, que estão sempre lá para te incentivar e ligar sempre que um novo edital é lançado, ou mesmo quando saí qualquer notícia sobre o seu concurso... Essa é a parte boa, você esquecer que a concorrência está fora e lembrar que os seus maiores concorrentes são os fatores intrínsecos. Então fica a dica: Não dê ouvidos aos maus comentários, busque a realização dos seus sonhos e os transforme em metas (date-os, assim fica melhor para balancear os níveis de conquista e o quanto resta para chegar lá)! Estamos juntos nesse caminhada, torço por você e lembre-se que o W. Douglas sempre nos diz que estamos em uma fila (a fila dos concursos públicos) e se você não sair dela será atendido, alguns estão há mais tempo e chegarão primeiro, porém todos que nela permacem e não desistem alcançarão o fim desejado, PERSISTA! Bons Estudos a nós!






Nenhum comentário:

Postar um comentário